Paróquia Nª Srª de Lourdes: breve retrospectiva histórica

Marco histórico de Pedro Teixeira é a construção da igreja Nossa Senhora de Lourdes em 1892, não tendo sido identificada nenhuma capela anterior à igreja.


Um cruzeiro é erguido, e os moradores da região se reúnem em missas dominicais, conseguindo do então padre local permissão para fazer uma casinha de pau-a-pique, para passar as festas religiosas. A igreja só ficaria pronta vários anos depois. 

Com o início da construção da igreja foi surgindo o povoado de Boa Vista, pertencente ao distrito de União (Bias Fortes), antigo Quilombo.

Em 1923, o distrito passa a pertencer a Lima Duarte, mas a capela continua filial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, da cidade de Bias Fortes. Em 1924, com a criação da Diocese de Juiz de Fora, a Paróquia Nossa Senhora das Dores de União passa a pertencer à nova Diocese, e com ela nossa capela.



Em 1º de janeiro de 1998, por ocasião da vinda das irmãs missionárias do Instituto de Nossa Senhora de Fátima do Brasil, com sede na Diocese de Garanhuns, Pernambuco, a igreja Nossa Senhora de Lourdes foi elevada a Paróquia.

As irmãs permaneceram até 2004. Nesse período construíram o Centro Pastoral que traz o nome de Irmã Ignês, falecida em 2005.

* Síntese adaptada, retirada do livro: Pedro Teixeira, uma boa vista, Zélia Terezinha Machado de Oliveira (org.), Editar Editora Associada, 2011, PP. 41; 47; 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário