Paróquia Nª Srª da Conceição


Igreja matriz de Nª Srª da Conceição


No fim do século XVII foi erguida uma ermida tosca dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Essa foi substituída por uma igreja de adobe no início do século XVIII no outro lado da vila, e, em meados desse século, essa igreja precária foi demolida e construíram no lugar dela o templo atual, cuja sagração data de 1768. A construção foi subscrita por um grupo de ricos fazendeiros da região que trouxeram entalhadores, pintores e santeiros de São João Del Rei. O texto do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lima Duarte relata detalhes da “Igreja Matriz”. A principal característica é a torre com sino construída em separado do corpo da Igreja.

“No Centro da Vila de Conceição do Ibitipoca está a Igreja Matriz, sólida construção de 1768, onde anteriormente havia uma ermida tosca. Ela é circundada por um muro baixo de “pedra seca”, quadrangular formando o adro. No centro ergue-se a Igreja com todas suas paredes construídas de pedras rejuntadas por uma mistura especial, à base de óleo de baleia e estrume bovino. A Matriz de Ibitipoca guarda na sua fachada a singeleza do estilo colonial. São duas janelas de vidro e acima uma entrada de luz, também em vidro, em forma de cruz. O telhado apresenta eiras e beiras encimadas por uma cruz de pedra. A porta é de madeira com grandes almofadas. Suas guarnições de branco com detalhes em azul. À frente da matriz, à esquerda, próximo à entrada principal do adro, está o busto do Padre Carlos Otaviano Dias. A casa do sino está localizada no ângulo do lado direito do adro. Tem aproximadamente quatro metros quadrados de área na sua base de pedra. A sua torre é em forma de pirâmide. Possui dois sinos: um menor, usado para finados, e, um maior, para ocasiões solenes. O que causa curiosidade é o fato de ser a construção separada do corpo principal da igreja, o que não é muito comum nas antigas igrejas mineiras”.

Igreja Nª Srª do Rosário


Construída no início do Séc. XIX pelos escravos que eram impedidos de assistir as cerimônias religiosas na Igreja Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi inicialmente feita em adobe e pau-a-pique, servia para comemorar a festa de sua padroeira que tinha como ponto alto a dança do Congado.

No início do Séc. XX estava em ruínas, o Padre Carlos Otaviano Dias (28/10/1899 - 06/02/1964) construiu outra no mesmo local aproveitando o material que restou da antiga, mantendo-se as mesmas características da original. Passando por nova reforma no início da década de 50. Em 1998, o conselho deliberativo municipal do patrimônio cultural de Lima Duarte resolveu tombá-la e restaurá-la, obras concluídas em 11/99. O Padre Carlos Otaviano Dias. Durante mais de 50 anos, do início deste século até bem próximo aos nossos dias, ele dirigiu a Paróquia de Conceição do Ibitipoca.

O bispo de Mariana, Dom Silvério, em 1907, o nomeou para lá. O pároco era muito culto, falava quatro idiomas fluentemente, latim, português, francês e espanhol. Era doutor em Direito Canônico, tendo sido ordenado na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Muito dinâmico, era muito respeitado na região pelo povo".

Fonte: http://www.ibitipoca.tur.br/pesquisas/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário